Pular para o conteúdo

TERAPIA – Principais dúvidas:


O que é Terapia?

“Terapia” provém do grego therapeia, que significa PRESTAR CUIDADOS MÉDICOS, TRATAR. O termo foi usado em medicina por Hipócrates e Galeno, que se referiram à terapia médica e cirúrgica para designar os cuidados com os enfermos visando a obter a cura das doenças.

O que é Terapia de Casais?

A Terapia de Casais se configura como um espaço terapêutico onde o casal é acolhido em suas queixas e sofrimentos, tanto no âmbito emocional, quanto nos demais, como, por exemplo, na questão financeiro. Por meio da escuta ativa, o terapeuta auxilia na identificação dos reais problemas no casamento e atua como facilitador e mediador do diálogo.

O que é Terapia Familiar?

É semelhante à Terapia de Casais, com a diferença que incluem também os filhos e outras pessoas que habitam na mesma casa dispostas a construírem um ambiente de harmonia e tornar o lar adequado e funcional.

O que é Psicoterapia?

“Psicoterapia” é a junção de duas palavras: Psico (mente) + Terapia (curar). A psicoterapia consiste em um conjunto de instrumentos e práticas terapêuticas com a intenção de tratar ou diminuir sofrimentos e distúrbios emocionais e comportamentais.

Todas as Psicoterapias são iguais?

Não, existem vários tipos de psicoterapias, isto é, várias formas de atender o paciente, tais como: Conversas, treinamentos comportamentais, terapias mentalistas (como a Hipnose, por exemplo), terapias usando desenhos e objetos (como os bonecos da Constelação Familiar, por exemplo), terapias usando animais (cachorros, cavalos etc.), terapias através das artes etc.

O que é PSICOTERAPIA CONVERSACIONAL?

A Psicoterapia Conversacional se constitui principalmente da fala do cliente e da escuta especializada do terapeuta.

O terapeuta experiente tem um “ouvido” treinado para identificar a origem dos problemas e as suas ramificações, trazê-los à consciência do cliente e ajudá-lo na sua busca por soluções.

Qual é a melhor psicoterapia que existe?

NENHUMA delas, sozinha, dá conta de tratar o ser humano, por isso mesmo existem tantas. Cada pessoa é um universo em si, com suas subjetividades e complexidades.

Uma pessoa, por exemplo, pode gostar de uma linha de trabalho que outras pessoas detestam. Para cada tipo de pessoa ou de problema, uma abordagem sempre vai se mostrar mais produtiva.

E está tudo bem.
Viva a liberdade de escolha!

A Psicoterapia Conversacional pode continuar pelo ONLINE?

Sim, sem nenhum problema. Além do Primeiro Atendimento ONLINE, todas as demais consultas da Psicoterapia Conversacional podem continuar pelo ONLINE, pois a sua eficácia é a mesma do presencial.

Qual é o papel do terapeuta na terapia?

O terapeuta é um profissional capaz de avaliar os “mecanismos” mentais que movem ou paralisam o seu cliente e, a partir dos pressupostos da sua formação acadêmica e da sua experiência em campo, acolher, escutar, auxiliar na expansão da consciência e ajudar o cliente a encontrar as suas próprias respostas e soluções.

Ele não é um simples ouvinte, como um amigo, por exemplo. A sua escuta é especializada. Ele é o “outro olhar”, é aquele que pega uma certa distância para enxergar aquilo que as pessoas não conseguem enxergar sozinhas, pois, em muitos aspectos da realidade humana, quem está dentro do problema enxerga pouco, quem está fora, enxerga melhor.

Assim, o especialista consegue prevenir, diagnosticar e auxiliar no tratamento de doenças mentais, transtornos de personalidade e distúrbios”. Blog Pitágoras

terapia

Autor: Professor Ronaldo Franco

•••
Saiba mais sobre o Professor Ronaldo Franco
•••

Agendamento: WhatsApp (47) 99106-2389