ANSIEDADE SEM REMÉDIO
Existem várias maneiras de tratar a ansiedade sem tomar remédios. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
Ter um estilo de vida saudável: manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e dormir o suficiente podem ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade. O exercício regular pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, liberando endorfinas, que são substâncias químicas naturais que aumentam o humor.
Ter uma rotina regular: estabelecer uma rotina diária pode ajudar a reduzir a ansiedade, pois proporciona uma sensação de controle e previsibilidade.
Fazer “listinhas”: fazer e manter atualizada um lista de pendências e compromissos por ordem de prioridade alivia a ansiedade, pois, a partir do momento em que fazemos isso, seja num pedaço de papel ou em mídia digital, o estresse cerebral de ter que ficar se lembrando de tudo o tempo todo desaparece e a [pre]ocupação do cérebro se resume tão-somente em não perder a lista.
Praticar a gratidão: manter um diário de gratidão pode ajudar a cultivar emoções positivas e a reduzir a ansiedade.
Identificar e lidar com os gatilhos da ansiedade: é importante identificar os fatores que desencadeiam a ansiedade e aprender a lidar com eles de forma mais eficaz.
Técnicas de respiração profunda e relaxamento: Praticar exercícios de respiração profunda, meditação ou ioga pode ajudar a acalmar sua mente e reduzir sentimentos de ansiedade.
Evitar cafeína e álcool: A cafeína e o álcool podem aumentar os sentimentos de ansiedade, por isso é melhor limitar ou evitá-los.
Dormir o suficiente: a falta de sono pode contribuir para sentimentos de ansiedade, por isso é importante dormir o suficiente todas as noites.
Comer uma dieta saudável: Comer uma dieta bem balanceada que inclua muitas frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. O intestino é chamado de “o segundo cérebro”, pois tem milhões de neurônios com se comunicam diretamente com o cérebro. Diversas pesquisas científicas têm comprovado que pessoas com microprobiota intestinal saudável dificilmente têm ansiedade, depressão, baixa imunidade e uma série de outros transtornos emocionais. “Que a sua comida seja o seu remédio” (Hipócrates).
Manter os bons vínculos de amizade: Alguém de confiança para lhe dar apoio emocional e para ajudar você a manter conexão com as simples alegrias da vida.
Limitar a exposição a notícias e mídias sociais: a exposição excessiva a notícias negativas e mídias sociais pode aumentar a ansiedade. É importante limitar o tempo gasto nessas atividades e buscar outras formas de entretenimento.
Terapia: Até mesmo as pessoas que tomam remédio para a ansiedade PRECISAM FAZER TERAPIA, pois comprimido não trata as mazelas do coração, apenas camufla. Lembre-se de que “Ninguém pode ser feliz guardando lixo no coração”.
Um terapeuta de confiança vai ajudar você a “por o lixo pra fora”, a lidar com seus sentimentos e a reduzir a ansiedade.
É importante lembrar que a experiência de cada pessoa com a ansiedade é diferente, por isso é melhor consultar um profissional de saúde para determinar o melhor tratamento para você.
Autor: Prof. Ronaldo Franco
•••
Saiba mais sobre o Professor Ronaldo Franco
•••
Agendamento: WhatsApp (47) 99106-2389