Pular para o conteúdo

CONSTELAÇÃO FAMILIAR NO PODER JUDICIÁRIO

Constelação Familiar no Poder Judiciário é um recorte de um artigo científico de autoria de Rachel Maynard Salgado Petruzzella e Tatiana de Carvalho Socorro, publicado pela UNIRIOS, sobre como esta terapia funciona e tem ajudado na conciliação judicial de conflitos familiares.

A constelação familiar sistêmica é uma técnica psicoterapêutica, desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, que se utiliza da abordagem sistêmico-fenomenológica para acessar o sistema familiar de cada indivíduo e, a partir de então, detectar, por meio da observância da atuação das leis sistêmicas, as desordens nele existentes.

No Brasil, a prática alcançou reconhecimento pelos profissionais da Psicologia, pois viabiliza a
identificação do real conflito, oportunizando, assim, sua resolução. Ante o seu destaque, e ao
considerar a falta de efetividade das decisões judiciais e a morosidade da prestação jurisdicional, discute-se a possibilidade de aplicar o referido método na esfera judicial.

Muitas vezes, a sentença proferida pelo magistrado é insuficiente, pois, por não alcançar o
resultado esperado, não encerra o conflito entre as partes, ensejando o surgimento de novas ações devido à mesma questão. Tal cenário é recorrente nos processos das Varas de Família, pois lidam com emoções, que vão além da legislação, fazendo jus a uma análise cautelosa, em que se inserem também os valores e os interesses dos envolvidos em cada caso.

Diante da relevância temática, este científico artigo norteia-se pela seguinte problemática: De que forma a constelação familiar pode ser uma alternativa para reduzir a sobrecarga de litígios no Poder Judiciário, especialmente nas Varas de Família? Nesse contexto, acredita-se que, ao aplicar a dinâmica sistêmica nas demandas judiciais como um mecanismo conciliatório, os litigantes terão uma melhor compreensão do conflito, solucionando-o efetivamente e inibindo o advento de novas ações a partir de uma lide.

Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a utilização da constelação familiar sistêmica como alternativa para a resolução de processos judiciais, com ênfase nos que tramitam nas Varas de Família. E, especificamente, pretende-se verificar o surgimento da referida técnica, identificar sua aplicação na dissolução de conflitos e, averiguar sua implementação no Poder Judiciário, sob a perspectiva das ações de família, constatando, ainda, os seus benefícios.

Para responder aos objetivos propostos, realizar-se-á uma pesquisa qualitativa, de caráter
exploratório descritivo, haja vista o tema ser pouco debatido, efetuando-se, ainda, uma descrição minuciosa da constelação familiar ora estudada. Ressalta-se, também, o seu método bibliográfico, visto que se baseia em livros e artigos científicos que abordam a temática, destacando-se os de autoria de Bert Hellinger, criador da técnica psicoterapêutica, e de Sami Storch, juiz que trouxe a visão sistêmica e humanitária para o Poder Judiciário. Adota-se, por fim, o método indutivo, pois o trabalho se origina a partir de uma análise específica sobre a constelação familiar como forma de tratar conflitos, para verificar a validade de sua aplicabilidade no âmbito jurídico, sob a ótica das ações relativas ao Direito de Família.

Para ler o artigo completo, acesse a página da UNIRIOS.

Título original do Artigo: A aplicabilidade da Constelação Familiar Sistêmica na resolução dos conflitos nas varas de família
Autores: Rachel Maynard Salgado Petruzzella e Tatiana de Carvalho Socorro

Título adaptado: Constelação Familiar no Poder Judiciário
Data da postagem neste site: 26/05/2022

Constelação Familiar Sistêmica no Poder Judiciário

Título: Constelação Familiar no Poder Judiciário

Autor: Prof. Ronaldo Franco

•••
Saiba mais sobre o Prof. Ronaldo
•••

Agendamento: WhatsApp (47) 99106-2389

Constelação Familiar no Poder Judiciário; Por outro lado; Assim como; Em contrapartida; Igualmente; Ao contrário; Agora; Apenas; Constantemente; Depois que; Desde que; Enquanto; Em seguida; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Enfim; Em síntese; Constelação Familiar Sistêmica no Poder Judiciário; Em suma; Definitivamente; Afinal; Ainda mais; Do mesmo modo; Bem como; Contudo; Juntamente com; Apesar disso; Em outras palavras; Nesse sentido; Por exemplo; Constelação Familiar no Poder Judiciário;

Family Constellation in the Judiciary; On the other hand; Like this; In contrast; Equally; Instead; Now; Only; Constantly; After; Since; While; Then; Further; In the same way; As well as; However; Along with; Despite that; In other words; In that regard; Anyway; In summary; In short; Definitely; In the end; Further; In the same way; As well as; However; Along with; Despite that; In other words; In that regard; For example;

Family Constellation in the Judiciary; On the other hand; Like this; In contrast; Equally; Instead; Now; Only; Constantly; After; Since; While; Then; Further; In the same way; As well as; However; Along with; Despite that; In other words; In that regard; Anyway; In summary; In short; Definitely; In the end; Further; In the same way; As well as; However; Along with; Despite that; In other words; In that regard; For example;

Início » Blog » Constelação Familiar no Poder Judiciário

Constelação Familiar no Poder Judiciário